O Espectador de dança: a questão do julgamento e do gosto

  • Isaira Maria Garcia de Oliveira

Resumo

O presente trabalho procura fazer uma investigação inicial sobre a questão do
julgamento e do gosto dos espectadores de apresentações de dança, de um modo geral.
Tenta verificar como se estabelece o julgamento e o gosto desse tipo de espectador, que ao assistir uma apresentação de dança, ora julga-a boa, ora julga-a ruim; ora gosta dessa
apresentação e muitas vezes não consegue descrever o que exatamente gostou e ora a
ignora, apresentando a mesma dificuldade em estabelecer sua recusa. Através de conceitos
de Patrice Pavis e Pierre Bourdieu, faz-se um breve relato sobre a questão do julgamento,
relacionando-o à estética do belo e à filosofia das belas artes; bem como apresenta-se a
questão do gosto, relacionando-o à educação e as práticas culturais, ou mesmo até a origem social de cada espectador.

Referências

AVELAR, Rômulo. O Avesso da cena: notas sobre Produção e Gestão cultural. Belo Horizonte: Duo Editorial, 2008.

BORGÉA, Inês; FONTES, Flávia: NAVAS, Cássia (orgs.) Na Dança. Imprensa Oficial, 2006.

BOURCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. São Paulo:Martins Fontes, 2001.

BOURDIEU, Pierre. A Distinção: crítica social do julgamento.Tradução: Daniela Kern e Guilherne J.F. Teixeira – São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007.

MONTEIRO, Marianna. Noverre: Cartas sobre a dança. Editora da Universidade de São Paulo: FAPESP, 2006.

NAVAS, C. Dança brasileira no final do século XX. In: CUNHA, Newton (Org.). Dicionário SESC: a linguagem da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2003.

NAVAS, C. Dança Brasileira no final do século XX. In Dicionário SESC: A Linguagem da Cultura. Organização Newton Cunha. São Paulo: Perspectiva, 2003.

_____. Interdisciplinaridade e intradisciplinaridade em Dança. In Seminários da Dança I – História em Movimento: biografias e registros em dança. Joinville, Festival de Dança, 2008

NAVAS, C.; FONTES, F; BOGÉA, I. Na Dança. Imprensa Oficial, São Paulo, 2006.

OLIVEIRA, Isaira M.G. Qual é a hora de aplaudir? In: Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas/ABRACE, Anais..2008 - Belo Horizonte, MG.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. Tradução J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira – 3ª edição – São Paulo: Perspectiva, 2007.

_____. A Análise dos espetáculos: teatro, mímica, dança, dança-teatro, cinema. 2ª edição. São Paulo: Perspectiva, 2008.

PEREIRA, Roberto; MEYER, Sandra; NORA, Sigrid (org.). Seminários da Dança – Histórias em movimento: biografias e registros em dança. Caxias do Sul, RS, Lorigraf, 2008.

PEREIRA, Roberto. A Formação do Balé Brasileiro. Rio de Janeiro, FGV, 1998.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações