Corpos em transformação: experiências na formação técnica em dança na ETEC de Artes do Centro Paula Souza (SP)

  • Júnia César Pedroso

Resumo

Este artigo apresenta em estudo sobre a formação no curso técnico de dança do Centro
Paula Souza, criado recentemente na cidade de São Paulo. Sendo um curso com duração de três semestres (com vinte e cinco horas-aula semanais) e com estrutura curricular bastante ampla, aponta diversas possibilidades de desenvolvimento ao aluno. A pesquisa busca conhecer, através de um estudo de caso, as transformações (corporais, subjetivas, sociais) vividas por alunos já formados e interpretá-las a partir do conceito de experiência, trazendo à luz a ampliação da percepção do corpo e da compreensão de dança e arte, na sociedade contemporânea. Desta forma, propõe uma reflexão sobre o processo educativo em dança, como agente transformador do sujeito e da coletividade.

Referências

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, jan-abr, n 019. Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação. SP, Brasil, pp 20-28.

LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. RJ; Jorge Zahar Ed., 2002.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações