O corpo que dança – Cooperações da dança e teatro na cena contemporânea

  • Jonas de Lima Sales

Resumo

O trabalho propõe uma reflesão sobre as relações existentes entre a dança e o teatro na composição do trabalho do ator na cena contemporânea. Vislumbra-se desenhar propostas em que a dança possa estar inserida nas práticas de processo de composição do corpo do ator em cena, a fim de que este corpo possa construir sua expressividade, possibilitando um agrupamento de códigos de movimento e o seu domínio.  A pesquisa acontece a partir das análises de vivências de preparação de corpo no Grupo Estandarte de Teatro e na Escola Municipal de Teatro (Natal/RN), em que as técnicas de danças foram aplicadas visando contribuir para uma consciência do movimento do corpo na composição da cena.

Referências

AZEVEDO, Sônia Machado. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo: Perspectiva. 2004.

GLEBER, Maria Albertina. Corpo e encenação: Os instrumentos do ator e do bailarino. In. Anais do IV Reunião Científica de Pesquisa em Pós-graduação em Artes Cênicas. Org. Fernando Mencarelli. Belo Horizonte: Editora Fapi. 2007

SETENTA, Jussara Sobreira. O Fazer-dizer do corpo – Dança e peformatividade. Salvador: UDFBA. 2008.

PEDROSO, Júnia César. A percepção do corpo cênico em Klaus Vianna e Merleau-Ponty. In. Anais do IV Reunião Científica de Pesquisa em Pós-graduação em Artes Cênicas. Org. Fernando Mencarelli. Belo Horizonte: Editora Fapi. 2007

STANISLAVSKI, Constantin. Manual do Ator. 2º Ed. São Paulo: Martins Fontes. 1997.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações