Rolf Gelewski e suas contribuições para a formação e criação em dança no Brasil

  • Juliana Cunha Passos
  • Elisabeth Bauch Zimmerman

Resumo

Rolf Gelewski, dançarino alemão que lecionou na Escola de Dança da UFBa nas
décadas de 60 e 70, teve sua presença marcada no Grupo de Dança Contemporânea da
Escola, coreografando e dirigindo diversos espetáculos. Rolf conseguiu divulgar a dança e o
trabalho do grupo e forneceu experiência artística para jovens artistas em uma época em
que pouco se falava de dança moderna no país. A sua maior contribuição para a dança,
porém, foi sua atuação pedagógica, com a elaboração de materiais didáticos, publicação de
textos e livros e estruturando o primeiro Curso de Dança de nível superior do Brasil. O
presente artigo discorre sobre dois materiais didáticos de Rolf (Estudo do espaço e Estudo
básico das formas) e a importância da improvisação (estruturada e livre) para a formação e
criação em dança.

Referências

GELESWKI, Rolf. Apostila Caderno 2 e 3: Exercícios referentes às três dimensões do espaço e às direções do espaço, caminho reto e curvo no espaço.

GELESWKI, Rolf. Apostila: Reflexões sobre a dança e sobre a unidade do espaço.

GELEWSKI, Rolf. Dança vista mais profundamente (contribuições para uma “Filosofia da Dança”). Salvador. 1967.

GELESWKI, Rolf. Estudo básico de Formas: distinções elementares de formas aplicados em exercícios de movimentação. Salvador: Escola de Dança UFBA 1971.

GELESWKI, Rolf. Movimento, irradiação, transformação: Buscando a dança do ser. Salvador: Casa Sri Aurobindo 1990.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações