Dança-vídeo: tensões e pulsações

  • Katya Souza Gualter

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar possibilidades dialógicas da
dança com o vídeo inspiradas nos mitos de Exu; orixá de origem africana, que se impõe
como sendo o mensageiro, intermediário, mediador entre o mundo visível dos homens e o
mundo da invisibilidade e da Natureza. O corpo poético em trânsito na cena urbana da
contemporaneidade é o fio condutor da prática de exercícios audiovisuais. Buscamos a
dança dividindo com o vídeo o espaço da criação e da produção de conhecimento, como
sendo um potencial provocador de cruzamentos de linguagens, técnicas, suportes,
materiais, levando a tensões no próprio campo da expressão artística, gerando novos e
complexos sentidos.

Referências

BERGSON, Henri. A Evolução Criadora. Rio de Janeiro, RJ. Editora Ópera Mundi, 1971.

BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia Grega. Petrópolis, RJ. Editora Vozes, 2002.

CAMPBELL, Joseph. O Poder do Mito. São Paulo: Palas Athena, 2005.

CAPONE, Stefania. A busca da África no Candomblé. Tradição e poder no Brasil. Rio de Janeiro, RJ. Editora Pallas, 2009.

CATTANI, Icléia Borsa. Cruzamentos e Tensões: Mestiçagens na Arte Contemporânea no Brasil e no Canadá. Em pauta: Revista Interfaces Brasil/Canadá, Porto Alegre: EDUFRGS, n.6, p. 58-62, 2006.

DELEUZE, Gilles. Cinema. A imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 1985.

EARP, Helenita Sá. Teoria Fundamentos da Dança. Em pauta: Programa de Iniciação e Profissionalização Artística em Dança Moderna e Contemporânea/ DAC-EEFD/UFRJ, 1985–2008.

FAGUNDES, Igor. Exu e a Mitologia Grega. Ciclo de Palestras. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura. Faculdade de Letras. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009

GIL, José. Movimento Total. O Corpo e a Dança. São Paulo: Iluminuras, 2005.

PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos Orixás. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

SARACENI, Rubens. Livro de Exu. O Mistério Revelado. São Paulo, SP. Editora Madras, 2007.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações