Emoções à baila: a coreografia no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI)

  • Larissa Sato Turtelli
  • Graziela Rodrigues

Resumo

A construção artística no método BPI é fruto da integração de conteúdos internos
do intérprete. A dramaturgia do espetáculo está centrada no que, e como, o corpo do
intérprete expressa, através da personagem nucleada neste. Nessa perspectiva o cerne das
coreografias está no conteúdo sensível que lhes é intrínseco, o qual modula a atuação
corporal, gerando qualidades de movimento que não são possíveis de serem realizadas sem
a atuação consciente das emoções. São criadas "partituras de sensações". As coreografias
apresentam um outro tipo de exatidão nos seus movimentos, que não se pauta na
reprodução exata de formas pré-concebidas e sim, em atingir qualidades de movimento
específicas, resultados de uma integração das imagens, sensações e emoções no
movimento.

Referências

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Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações