Para transmitir ao outro a experiência de dançar e organizar a dança em coreografia

  • Luciana Paludo

Resumo

Esta pesquisa visa a problematizar e pensar na lógica da composição
coreográfica para potencializar a construção de um corpo para a cena em dança. Como
professora de composição coreográfica e de técnicas de dança, no exercício de minha
carreira artística e acadêmica, foi possível estabelecer metodologias para criar, analisar e
fazer circular trabalhos artísticos. Acredita-se que instigar os alunos a observar e a
sistematizar procedimentos que envolvam uma ‘poética da dança’ e, posteriormente, um
exercício crítico em relação às produções, é fator essencial nas práticas de dança. No
decorrer deste processo de doutoramento, a presente pesquisa tem o intuito de averiguar
a relação estreita entre técnica, poética e estética na dança; bem como, suas implicações
políticas.

Referências

BANES, Sally. Greenwich Village 1963 – Avant-Garde, Performance e o Corpo Efervescente. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

BOAS, Franz. Antropologia Cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

DAMÁSIO, Antônio. O erro de Descartes – Emoção, Razão e Cérebro Humano. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

FOUCAULT, Michel. Os anormais. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

GIL, José. Metamorfoses do corpo. Lisboa: Relógio D’Água, 1997.

GIL, José. Movimento Total. São Paulo: Iluminuras, 2004.

HUMPREY, Doris. El arte de crear danzas. Buenos Aires: EUDEBA, 1965.

ICLE, Gilberto. O ator como xamã. São Paulo: Perspectiva, 2006.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual. São Paulo: Editora 34, 2001.

LOBO, Lenora e NAVAS Cássia. Teatro do Movimento – um método para o intérprete criador. Brasília: LGE Editora, 2003 / 2ª Ed. 2007.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MUKAROVSKÝ, Jan. Escritos sobre Estética e Semiótica da Arte. Lisboa: Estampa, 1997.

PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença: e se o outro não estivesse aí?. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

TODD, Mabel. The Thinking Body – A study of the balancing forces of dynamic man. New Jersey: Princeton Book Co., 1959.

ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em Arte : um paralelo entre arte e ciência. 2. ed. – Campinas, SO: Autores Associados, 2001.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações