As afetações plásticas do corpo e o conhecimento sensível

  • Marcia Almeida

Resumo

O nascimento inaugura o processo da pessoa numa sociedade. Antes que o recém
nascido receba um nome ou as marcas que lhe autorizem a pertencer a certo grupo, o nascimento não é ainda socializado. Só a morte dissolve a forma do corpo. Ha um trajeto a percorrer entre o nascimento e a morte pelo qual o “ego” descrito por Maine de Biran, se constitui ao longo da existência. Assim o corpo não é um organismo acabado, uma massa de músculos, ossos e nervos na dimensão proposta pela anatomia, sobre o qual o ambiente não pode agir. A pessoa é o resultado da afetação entre ela e o meio que a faz participante de uma determinada sociedade. Vou discutir aqui a plasticidade que se da à pessoa através do sensível, resultado do afeto da pessoa com o meio ambiente e seu conhecimento sensível.

Referências

Demeulenaere, Pierre Une théorie des sentiments esthétiques, Paris, Grasset, 2001.

Dewey, John, III L’art comme expérience, introdução por Richard Shusterman, postface de Stewart Buettner, Tradução do inglês (USA) no quadro do GRAPPHIC e do CICADA por Jean-Pierre Cometti, Christophe Domino, Fabienne Gaspari, Catherine Mari, Nancy Murzilli, Claude

Pichevin, Jean Piwnica e Gilles Tiberghien, dirigido por Jean-Pierre Cometti, publicação de l’Université de Pau, edição Farrago, 2005.

Maine De Biran, Pierre, Mémoire sur la décomposition de la pensée, (1804), Paris Librairie phiplosophique J. Vrin, 2000, deuxième partie; chap. 1.

Michel Henry, Philosophie et phénoménologie du corps (1965), Paris, PUF, Épiméthée, 2006.

Perrot, Philippe, Le corps féminin, XVIIIe-XIXe siècle, ( Le travail des apparences), Paris éditions du Seuil, 1984

,

Platon, Phédon, Traduction nouvelle, introduction et notes par Monique Dixsaut, Publié avec le concours du Centre national des Lettres. Paris, GF Flammarion, 1991.

Proust, Marcel, À la recherche temps perdu – Du coté de chez Swann, Paris, Gallimard, Folio classique, 2005.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações