Dança e Modernidade: uma história feita de geografia flutuante

  • Maria Albertina Silva Grebler

Resumo

Trata do surgimento do campo da Dança Moderna nos anos 20 quando esta adotou um paradigma fundamental que conformou sua criação à descoberta de uma gestualidade singular. Verifica as Influências Cruzadas, citadas por Manning e Benson, que fomentaram as criações dos pioneiros da Dança Moderna, sublinha as contribuições de François Delsarte e especula sobre a geração do projeto modernista da Dança como um esforço multinacional que envolveu pensadores e artistas de diferentes épocas e países.

Referências

LOUPPE, Laurence. La poétique de la danse contemporaine. Bruxelas: Contredanse, 2000.

MANNING e BENSON, Interrupted continuities, Modern Dance in Germany. In: The Drama Review. Londres, p. 30-45, verão, 1986.

ODENTAL, Johannes. L’espace dansée. les conflits du théâtre de danse moderne. In: Nouvelles de Danse, Bruxelas. n. 42/43, p. 11-25, primavera-verão 2000.

PARTSCH-BERGSOHN, Isa. Modern dance in Germany and the United States: Crosscurrents and influences. Chur, Suíça: Harwood Academic Publishers, 1994.

PRESTON-DUNLOP, Valerie, PURKINS, Charlotte. Rudolph Laban – The making of Modern Dance. Dance Theater Journal. Londres, vol. 7, n. 3, p. 11-16, inverno de 1989.

RUYTER, N.L.C. Delsarte, son système et les États Unis. In: Francois Delsarte, sourcespensée . Toulon: Musée de Toulon, 1991.

RUYTER, Nancy Lee Chalfa. The Delsarte heritage. In: Dance Research. Oxford, vol. XIV, n.1, p.62-64, verão de 1996.

SCHOENFELDT, Susanne. L’Ausdruckstanz – le rêve romantique et la politique. In: Nouvelles de Danse. Bruxelas, n. 42-43, p. 42-47, primavera-verão 2000.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações