Fruição e Usufruição em Dança na Educação Infantil em Viçosa, MG

  • Maristela Moura Silva Lima
  • Alba Pedreira Vieira

Resumo

Esta pesquisa analisou o impacto de um trabalho de campo de fruição e usufruição em
dança no saber artístico de 192 participantes de instituições de ensino não-formal em Viçosa, MG. Eles responderam ao questionário oral inicial e final, tiveram duas aulas teórico-práticas semanais de gêneros diversificados de dança, fruição de vídeos, assistiram espetáculos ao vivo, além de apresentarem como intérprete-criadores. Houve melhoria significativa do conhecimento artístico dos participantes, pois a maioria mudou sua visão do que é dança e do que é uma apresentação desta linguagem. O trabalho permitiu aos envolvidos um enriquecimento artístico, assim, sugerimos que, através de metodologias educacionais diversificadas e duradouras de fruição e usufruição, pode-se ampliar o saber apreciativo em dança.

Referências

ALMEIDA, N. V. F.. Concepção de universidade e ensino de graduação”. Revista Motriz, v. 13, n.1, 2007, p. 2-3.

AYOUB, E. Reflexões sobre a educação física na educação infantil. Revista Paulista de. Educação Física. São Paulo, supl.4, p.53-60, 2001.

FERREIRA, S.; SILVA, S. M. C. “Faz o chão pra ela não ficar voando”: o desenho na sala de aula. In: Sueli Ferreira (org.). O ensino das Artes: Construindo caminhos. Campinas: Papirus, 2001.

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro. Teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Scipione, 1991.

GRILO, A. P. S.; QUEIROZ, C. S.; SOUZA, I. P. N.; PINTO, R.C. S. O lúdico na formação do professor. Revista de Educação, Salvador, n. 38, p. 37 –45, set./nov. 2002.

LABAN, R. Dança Educativa Moderna. São Paulo: Ícone, 1990.

MARQUES, I. A. Dançando na Escola. São Paulo: Cortez, 2003.

McNIFF, J.; WHITEHEAD, J. Action Research: Principles and Practice. United Kingdom: Routledge, 2002.

SILVEIRA, R.; LEVANDOSKI, G.; CARDOSO, F. L. A dança infantil enquanto expressão. Lecturas Educación Física y Deportes, v. 121, p. 1-4, Buenos Aires, 2008.

SOUZA, M. I. G. . Arte, Cultura e Sociedade: Uma rede intrigante para algumas reflexões sobre a Dança. VIII EnFEFE - Encontro Fluminense de Educação Física Escolar. Cultura e a Educação

Física Escolar. In: Anais ..., Rio de Janeiro, p. 1-13. Niterói, 2004.

STRAZACCAPPA, M.; MORANDI, C. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. Campinas, SP: Papirus, 2006.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações