Voz e palavra na criação coreográfica contemporânea

  • Mônica Dantas

Resumo

Neste artigo, proponho uma reflexão sobre a utilização da voz e da palavra na criação
coreográfica contemporânea, tendo como referência as obras Aquilo de que somos feitos, da Lia Rodrigues Companhia de Danças e Marché aux puces, nous sommes usagés et pas chers, de dona orpheline danse, buscando, em paralelo, entender como a voz e a palavra se constituem em elementos importantes na formação de bailarinos contemporâneos. Nas peças analisadas, há uma interdependência entre a voz, a palavra e o corpo em movimento, sendo que a utilização da palavra e da voz foi uma demanda da própria obra, que se impôs ao longo do processo de criação.

Referências

DANTAS, Mônica Fagundes. De que são feitos os dançarinos de “aquiloO” : criação coreográfica e formação de intérpretes em dança contemporânea. Revista Movimento, v. 11, n. 2, p. 31-57, maio/agosto 2005.

______. Escolhas metodológicas no âmbito da pesquisa em dança. Anais do V Congresso da Associação Brasileira de Artes Cênicas: criação e reflexão critica, 2008. Disponível em < http://portalabrace.org/memoria1/?p=907>. Acesso em: 30 set. 2010.

FÈBVRE, Michelle. Danse contemporaine et théâtralité. Paris: Chiron, 1995.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações