Ambiente cultural da Rítmica Corporal de Ione de Medeiros Belo Horizonte na década de setenta

  • Mônica Ribeiro

Resumo

O presente texto apresenta parte da pesquisa de doutorado cujo objeto é a
Rítmica Corporal da musicista e diretora do Grupo Oficcina Multimédia, Ione de Medeiros,
no que se refere a seus aspectos cognitivos, afetivos e motores. Por meio de uma revisão
da literatura específica e da realização de entrevistas semi-estruturadas objetivou-se
correlacionar os aspectos da ambiência cultural de Jaques-Dalcroze com os de Medeiros
devido às marcas dalcrozianas encontradas nos exercícios de Rítmica Corporal desta
última.

Referências

BACHMANN, Marie-Laure. La ritmica de Jaques-Dalcroze: una educacion por la música y para La música. Madrid: Ediciones Piramide,1998.

LUSSY, Mathis. L’anacruse dans La Musique Moderne. Paris, Heugel, 1903.

MENEGALE, Berenice. Belo Horizonte, Brasil, Entrevista concedida a autora em 30 de setembro, 2010.

MEDEIROS, Ione de. Comunicação pessoal. Belo Horizonte. 2007.

PAOLIELLO, Guilherme. A circulação da Linguagem Musical: o caso da Fundaçãod e educação artística (FEA-MG) Tese (doutorado) faculdade de educação da UFMG, Belo Horizonte, 2007.

RIBEIRO, M.M. A Ritmica Corporal do G.O.M.: A Abordagem de Ione de Medeiros. In: MEDEIROS, Ione de. Grupo Oficcina Multimédia: 30 anos de integração das artes no teatro. Belo Horizonte: I.T. Medeiros, 2007.

SALLES, Cecília Almeida. Redes da criação: construção da obra de arte. São Paulo: Editora Horizonte, 2008.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações