Uno: o corpo propositor em dança contemporânea

  • Rosemeri Rocha

Resumo

Esta pesquisa trata inicialmente do conceito de corpo propositor e reflete sobre questões
relacionadas ao corpo e ao processo criativo na dança contemporânea. O objeto de estudo são os processos investigativos da obra UNO, do “UM” - Núcleo de pesquisa artística em dança da Faculdade de Artes do Paraná (FAP), de Curitiba/PR. O objetivo principal é apresentar um mapa conceitual com abordagens sobre corpo e proposição, na criação em dança, com o intuito de ampliar, reformular e nominar os conceitos de procedimentos em processos criativos do núcleo de pesquisa da FAP. Assim, a pesquisa utiliza-se de obras dos teóricos da Educação Somática, das Ciências Cognitivas e da Crítica Genética. Com esse conjunto de referências é possível criar diálogos com temas como o biotipo, a percepção e o processo criativo; o conceito de “Enação” - a ação guiada pela percepção;

Referências

COURTINE, J.J. et al. História do corpo - 3 as mutações do olhar: o século XX. Tradução e revisão de Ephrain Ferreira Alves. Petrópolis/RJ: Vozes, 2008.

GREINER, C. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Anablume, 2005.

GEBAUER, Günter; WULF, Christoph. Mimese na cultura - agir social, rituais e jogos, produções estéticas. São Paulo: Annablume, 2004.

SALLES, Cecília A. Gesto inacabado. 2ed. São Paulo: Annablume, 2004.

SALLES, Cecília A. Redes de criação: construção da obra de arte. São Paulo: 2006.

SETENTA, J. O fazer-dizer do corpo: dança e performatividade. Salvador: EDUFBA, 2008.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações