A ginga de Deleuze, a mandinga de Barthes e os deslocamentos na Capoeira Angola

  • Sandra Regina de Oliveira Santana

Resumo

Considerando a Capoeira Angola um sistema sígnico, um vocabulário – uma
língua, portanto, acredito ser possível, a partir da mesma, operar no terreno da criação
artística em gestos de deslocamento, o que, para Roland Barthes, implica/significa trapacear
(mandinga). Isso porém, sem necessariamente violentá-la, digamos assim, desconfigurá-la,
na medida em que ela me diz de meu vínculo social. Diria então: uma poética em ação de
pertencimento. A ginga, dentro desse contexto, assemelha-se ao rizoma de
Deleuze/Guattari: é trânsito e conectividade, oportuniza deslocamentos intra-sistêmicos e
linhas de fuga como o frevo, o batuque, o samba-duro, a dança da capoeira, estratégias em educação somática etc. Daí o termo forjado: ginga-rhízoma. Essas são reflexões de uma dançarina baiana contemporânea.

Referências

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Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações