Dança no ambiente escolar: desafios da especificidade

  • Scheila Mara Maçaneiro

Resumo

O objeto do trabalho abrange o licenciado em Dança, que, aprovado em concurso
público para professor de Artes no Estado do Paraná, precisa responder questões das
diversas linguagens artísticas se deparando com uma realidade bem distante daquela em que foi formado, ou seja, deverá trabalhar com conteúdos de Música, Teatro, Artes Visuais e Dança. Este contexto reforça a manutenção do professor atrelado a antiga LDB de 1971, na qual arte era sinônimo de atividade e não de conhecimento. A especificidade, ao invés de trazer qualidade à profissão e à disciplina, torna-se um empecilho. E permanece a
polivalência. Nesse sentido, reflito a discussão sobre a formação específica nas linguagens
artísticas, neste caso a Dança e a relevância ou não da especificidade docente na formação
escolar do aluno.

Referências

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Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações