Dança no ambiente escolar: desafios da especificidade

Scheila Mara Maçaneiro

Resumo


O objeto do trabalho abrange o licenciado em Dança, que, aprovado em concurso
público para professor de Artes no Estado do Paraná, precisa responder questões das
diversas linguagens artísticas se deparando com uma realidade bem distante daquela em que foi formado, ou seja, deverá trabalhar com conteúdos de Música, Teatro, Artes Visuais e Dança. Este contexto reforça a manutenção do professor atrelado a antiga LDB de 1971, na qual arte era sinônimo de atividade e não de conhecimento. A especificidade, ao invés de trazer qualidade à profissão e à disciplina, torna-se um empecilho. E permanece a
polivalência. Nesse sentido, reflito a discussão sobre a formação específica nas linguagens
artísticas, neste caso a Dança e a relevância ou não da especificidade docente na formação
escolar do aluno.

Texto completo:

PDF

Referências


CANDAU, Vera Maria (Org.). Reinventar a escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

MARQUES, Isabel A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez, 2001.

NAVAS, Cássia. A arte da dança na universidade pública contemporânea. Reunião Científica, ABRACE, UFMG, 2007.

NÓVOA, Antônio. O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, Antônio (Org.). Profissão professor. Portugal: Porto Editora, 1995.

PENNA, Maura. PCN nas escolas: e agora?

http://www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_texto.php?id_m=12. Acesso em 10 jun 2010.

STRAZZACAPPA, Márcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. Campinas, SP: Papirus, 2006.

STRAZZACAPPA, Márcia. A arte do espetáculo vivo e a construção do conhecimento: vivenciar para aprender. In: FRITZEN, Celdon; MOREIRA, Janine (Orgs.) Educação e Arte - as linguagens artísticas na formação humana. Campinas, SP: Papirus, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2176-9516

Fomento à pesquisa e apoio