Metodologia de inspiração etnográfica em pesquisas de práticas corporais artísticas

  • Suzane Weber

Resumo

Este artigo busca apresentar alguns aspectos de uma metodologia de inspiração
etnográfica capaz de auxiliar pesquisas na área de processos de criação e práticas
corporais artísticas nas artes cênicas, utilizando-se de alguns exemplos de dança. Esta
metodologia pode estabelecer relações que são importantes para a dança e o teatro,
fazendo a transição entre o que se vê para o que se escreve. Segundo Laplantine (1996), a
etnografia como atividade perceptiva, compreende um olhar que engloba uma visibilidade
não somente óptica, mas também tátil, olfativa, auditiva e gustativa.

Referências

DANTAS, Mônica. “A pesquisa em dança não deve afastar o pesquisador da experiência da dança: reflexões sobre escolhas metodológicas no âmbito da pesquisa em dança”. Revista da Fundarte n.13/14, janeiro/dezembro, 2007, p. 13-18.

DANTAS, Mônica. De que são feitos os dançarinos de “aquiloS”: criação coreográfica e formação de interpretes em dança contemporânea. Revista Movimento, v. 11, n. 2,maio/agosto, 2005, p. 31-57.

BOURDIEU, Pierre. Le sens pratique. Paris : Editions de Minuit, 474 p, 1982.

BOURDIEU, Pierre. Raisons pratiques. Paris : Éditions du Seuil, 251 p, 1994.

FORTIN, Sylvie. (dir. publ.). Danse et santé : du corps intime au corps social. Montréal: Presses de l’Université du Québec, 2008, 312 p.

FORTIN, Sylvie. Contribuições possíveis da etnografia e da auto-etnografia para a pesquisa na prática artística. Revista Cena, n. 7, 2009.

FROSCHF, J. 1999. « Dance Ethnography : Tracing the Wave of Dance ». In Fraleigh, S. e P. Hanstein. Researching Dancing : Evolving Modes of Inquiry. Pittsburgh: Universit of Pittsburgh Press, 1999.

LAPLANTINE, François. La description ethnographique. Paris Nathan Université, 2000.

SORIGNET, Pierre-Emmanuel. 2004a. « Être danseuse contemporaine : une carrière corps et âme ». Travail, genre et société, n°12, 2004 a, p. 33-53.

SORIGNET, Pierre-Emmanuel. « Un processus de recrutement sur un marché du travail artistique : le cas des danseurs contemporains », Sociologie de l’art, 5, 2004b, p. 13-14.

SORIGNET, Pierre-Emmanuel. « Sortir d’un métier de vocation : le cas des danseurs contemporains », Sociétés contemporaines, 56, 2004c, p. 111-132.

SORIGNET, Pierre-Emmanuel. « Danser au-delà de la douleur ». Actes de la recherche en sciences sociales, Paris : Le Seuil, 2006/3, 163, 2006, p. 46-61.

NOVACK, Cynthia. Sharing the dance : contact improvisation and American culture. Madison : University of Madison Press, 1990, 258 p.

PAILLÉ, Pierre. « L’analyse par théorisation ancrée ». Cahiers de recherche sociologique, vol 23, 1994. p. 147-181.

PASSERON, René. « La poiétique ». In Recherche poétiques, dir. De R. Betlour, 11-23. Paris : Klicksieck, 1974.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações