Arthur Lessac – A criação como experiência na corporeidade do ator

  • Márcia Donadel

Resumo

Diante do conceito de “sabedoria corporal” apresentado por Arthur Lessac, no qual o corpo
humano pode trazer à tona suas potencialidades através de uma incursão de
autoconhecimento, é possível discutir o ato de criação do ator, levando-se em consideração as idéias de José Gil, ou seja, como uma "experiência" que nos invade e nos atinge o inconsciente. Arrisco dizer que a consciência não está completamente ou não necessariamente inatingível. Segundo Lessac, se pudermos aprimorá-la, resultando em uma prática “despadronizada” no volátil ato de criação teatral, uma experiência ao mesmo tempo “nova” e “revisitada" pode vir a ser impressa na corporeidade e impulsionar o “frescor” da vivência no processo de criação e em cena.

Referências

GIL, José. A Imagem nua e as pequenas percepções: estética e metafenomenologia. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2ª Ed., 2005.

LESSAC, Arthur. Body wisdom: the use and training of the human body. New York, NY: Drama Book Specialists, 1978.

SPERRY, R. W. Cerebral Organization and Behavior. Science, vol. 133, n. 3466, American Association for the Advancement of Science, jun. 1961.

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena