Condições do Teatral: performance e espaço
Resumo
O artigo aborda questões relativas à cena teatral na sua proximidade coma performance. Tratando desse “teatro performático”, a partir de J. Feral, concentra-se nas
condições de possibilidade do fenômeno teatral, operando nas fronteiras entre estético e
não-estético. Postulam-se, por um lado, certa promiscuidade entre esses campos, por outro, um acento na sua descontinuidade irredutível. Nesse entrecho, é dado enfoque a questões acerca da espacialidade constitutiva da cena performática. Para tal, é abordada a montagem pela Cia. Elevador Panorâmico da peça A hora em que não sabíamos nada um dos outros, a partir de texto de Peter Handke.
Referências
BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso: ensaios críticos III. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990
BLAU, Herbert. “Universals of Performance; or, Amortizing Play”, in By means of performance. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.
DUCHAMP, M. “O ato criador”. In: BATTCOCK, G (edit.). A nova arte. São Paulo: Perspectiva, 1987.
FÉRAL, Josette. “Performance and Theatricality”, in Modern Drama. New York, v. 25, n° 1, 1982.
FISCHER-LICHTE. “Cultura as Performance. Theatre history as cultural history”, s. d. Disponível em: http://www.fl.ul.pt/centros_invst/teatro/pagina/Publicacoes/Actas/erika_def.pdf . Acesso em: 12 de fevereiro de 2010)
JEUDY, Henri-Pierre. O corpo como objeto de arte. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
LYOTARD, Jean-Francois. Des dispositifs pulsionnels. Paris: Union Generale, 1973.