A performance dos bonecos entre formas e imagens

  • Maria de Fatima de Souza Moretti

Resumo

Este artigo pretende apontar aspectos do teatro de animação na
contemporaneidade, com formas e imagens obtidas a partir da manipulação, daquele que
definimos como o ator-manipulador e que vem sendo cada vez mais exigido - tanto na
técnica como na criatividade. Levanto aqui alguns espetáculos de formas diversas vistas no
decorrer das quatro edições do Festival Internacional de Teatro de Animação realizado na
cidade de Florianópolis.

Referências

BAIXAS, Joan. Le soufle de la Marionnette. PUCK. n. 7. Bilbao: Les Éditions de L'Institut International de la Marionnette, 1994.

BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator. São Paulo: Hucitec, 1995.

BENSKY, R.D. Recherches sur les structures et la symbolique de la marionnette. Saint-Genouph: Lib. Nizet, 2000.

CONVERSO, Carlos. Entrenamiento Del Titiritero. México: Escenologia A.C.:2000.

GENTY, Philippe. Uma viagem entre percepção, forte impressão e interpretação. Revista Móin-Móin, Jaraguá do Sul, SCAR/UDESC:2008.

LECOQ, Jaques. Les deux voyages de Jaques Lecoq. DVD. Paris: Outil Thèâtre, 1999.

MORETTI, M. de Fátima. Dissert. de mestrado-Encanta o objeto em Kantor. UFSC:2003.

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena