O encontro face a face no “Milagre Brasileiro”

  • Paula Alves Barbosa Coelho

Resumo

A partir da pesquisa de doutoramento “A Experiência da Alteridade em Grotowski”,
investigo a relação de Alteridade entre ator e público, no espetáculo Milagre Brasileiro. Parto
da afirmação de Lévinas de que somente a Alteridade absoluta, experimentada através do
encontro face a face entre indivíduos distintos, pode levá-los a uma experiência de Infinito.
Na cena final do espetáculo, nós, atores, incumbidos de dar voz aos “desaparecidos
políticos” da Ditadura Militar, nos dirigimos ao público solicitando-lhe que sejamos
maquiados. As maquiagens são fotografadas e servem de base para a reflexão sobre essa
relação face a face. Discuto até que ponto o encontro manifesto na pintura da máscara
permite o surgimento da Alteridade.

Referências

COELHO, Paula A. B. A Experiência da Alteridade em Grotowski. Tese de Doutoramento para o Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas – ECA/USP dfendida em abril de 2009.

LÉVINAS, Emmanuel. Ética e infinito: diálogos com Philippe Nemo. Lisboa: Edições 70, 2007.

LÉVINAS, Emmanuel. Totalidade e infinito. Lisboa: Edições 70, 2000.

LÚCIO, Ana C. e SOUZA, Adriano C. (orgs.). Milagre Brasileiro – Teatro Alfenim – caderno de apontamentos, Campina Grande, Bagagem. 2010.

PELIZZOLI, Marcelo. Lévinas e a reconstrução da subjetividade. Porto Alegre, EDIPUCRS, 2002.

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena