A performance verbivocovisual da poesia concreta brasileira

  • Roberson de Sousa Nunes

Resumo

Este texto estabelece uma relação entre o projeto verbivocovisual da poesia
concreta brasileira e a arte da performance. Interessa-me o uso da materialidade da
palavra e da valorização de significantes para construir poemas-imagens-objetossonoros,
ressaltando a atenção à visualidade e à linguagem fragmentária. Toma-se
como base as influências das vanguardas históricas européias e outros movimentos
como os happenings que atuaram em novos processos de interação e revigoraram o
modo de se fazer arte, implicando em performances experimentais que, ainda hoje, se
expandem para além dos campos da literatura, poesia, música, vídeo, teatro, dança,
fotografia, artes visuais, evocando processos móveis de construção e desconstrução
de linguagem e alterando o establishment.

Referências

ANDRADE, Oswald de. Pau Brasil. 2. ed. São Paulo: Globo, 2003.

CAMPOS, Augusto de; PIGNATARI, Décio; CAMPOS, Haroldo de. Teoria da poesia concreta: textos críticos e manifestos, 1950-1960. Cotia, SP: Ateliê editorial, 2006.

CAMPOS, Augusto e Haroldo. Panaroma do Finnegans Wake. São Paulo:

Perspectiva, 1986.

HUXLEY, Michael; WITTS, Noel. The Twentieth-Century Performance Reader. New York: Routledge, 1996.

POESIA concreta: o projeto verbivocovisual. Belo Horizonte, 2007. Palácio das Artes, 04 a 28 out. 2007. Exposição.

SUPLEMENTO LITERÁRIO. 50º poesia concreta. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, no. 1294, out. 2006.

TAYLOR, Diana. The archive and the repertoire. Durham: Duke University Press, 2003. http://www.poesiaconcreta.com.br/

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena