Vocalidade na cena contemporânea: corpo e voz numa dicotomia

  • Rose Mary de Abreu Martins

Resumo

O olhar e a escuta das práticas de preparação da voz na cena do Recife, sugerem dificuldade na compreensão sobre o conceito de vocalidade na cena.
O presente trabalho propõe um relato e análise da experiência da minha atuação como preparadora vocal do processo de montagem Encruzilhada Hamlet, entre março e setembro de 2009, com texto e direção do dramaturgo e encenador João Denys. As atividades sugeridas limitavam os atores a um espaço físico mínimo e direcionava esta preparação ao melhor rendimento na cena, uma vez que a perfomance dos mesmos seria limitada ao espaço de uma caixa de areia. No entanto, avalio que nesse processo, o conceito de voz dentro da cena ainda não se estabeleceu como ponto de reflexão entre atores e demais profissionais envolvidos e portanto requer atenção

Referências

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MARTINS, Rose Mary de Abreu. A voz e a palavra na cena do Recife hoje. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2004. 199p.

PACHECO, Suliam Vieira. Voz em cena no Teatro Estático. IV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Anais...; Rio de Janeiro: 7 letras, 2006. 318p.

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena