Paisagens Visuais: vamos atravessar os espelhos?

  • Rummenigge Medeiros de Araújo

Resumo

Este trabalho é fruto de uma inquietação pessoal sobre os “rumos” e a “forma”
assumidos pelo teatro na contemporaneidade e a sua relação com as mídias na formação
de organismos híbridos. Em termos gerais, o interesse é discutir a respeito de como se
organizam e se apresentam as possíveis relações e os diferentes níveis de contato
existentes entre as mídias e o teatro na construção da cena. Neste contexto, o objetivo é
pesquisar, por meio da análise da peça Rainha Mentira (2007) do encenador Gerald
Thomas, as conexões entre a cena e as projeções de imagens como formadoras de
organismos híbridos entendendo-as como resultantes de uma estética relacionada à
condição pós-dramática do teatro contemporâneo no Brasil.

Referências

CAUQUELIN, Anne. A Invenção da Paisagem. São Paulo-SP, Martins Fontes, 2007.

DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro-RJ, Contraponto, 1997.

FERNANDES, Silvia. Teatralidades Contemporâneas. São Paulo-SP, Perspectiva, 2010.

____. Gerald Thomas: Memória e Invenção. São Paulo-SP, Perspectiva, 1996.

____. Gerald Thomas: O Encenador de Si mesmo. São Paulo-SP, Perspectiva, 1996 b.

GUÉNOUN, Denis. O Teatro é Necessário? São Paulo-SP, Perspectiva, 2004.

GUINSBURG, Jacó. FERNANDES, Sílvia. (Orgs.). O Pós-Dramático- Um Conceito Operativo? São Paulo /SP, Perspectiva, 2008.

LEHMANN, Hans Thies. Teatro Pós-Dramático. São Paulo-SP, Cosac e Naify, 2007.

PAVIS, Patrice. O Teatro no Cruzamento de Culturas. São Paulo-SP, Perspectiva, 2008.

PICON-VALLIN, Béatrice. A Arte do Teatro – Entre Tradição e Vanguarda: Meyerhold e a Cena Contemporânea (Org.) SAADI, Fátima. Rio de Janeiro-RJ, Teatro do Pequeno Gesto, Letra e Imagem, 2006.

SONTAG, Susan. Sobre Fotografia. São Paulo-SP, Companhia das Letras, 2004.

Internet

http://www.geraldthomas.com/

http://geraldthomasvideos.blogspot.com/

Vídeos

Rainha Mentira (Direção: Gerald Thomas, País: Brasil, Ano: 2007)

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena