Observações sobre o Hibridismo Artístico da produção de Jerzy Grotowski e Eugenio Barba

  • Sanântana Vicencio

Resumo

O seguinte artigo analisa o significado do termo Hibridismo e refletindo sobre a relação que este conceito estabelece com a “pós-modernidade”. A partir disto discute sobre a produção de dois diretores teatrais do século XX: Jerzy Grotowski e Eugenio Barba. Uma vez que suas pesquisas são voltadas para a cultura dita Oriental (especificamente da China, Japão, Índia e Bali), elas poderiam ser consideradas também híbridas, já que fazem o diálogo entre o Ocidente e Oriente.  Porém, ao analisar de perto as produções e o discurso destes diretores percebemos que estas relações resultam numa influência predominantemente conceitual, uma vez que não refletem uma prática resultante dessas outras culturas.

Referências

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BARBA, Eugenio e SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator: Dicionário de Antropologia Teatral. São Paulo/Campinas: Hucitec, Ed. da Unicamp, 1995.

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Seção
Territórios e Fronteiras da Cena