Os Sentidos Corporais e a Construção das Palavras

  • Sandra Parra Furlanete

Resumo

Este artigo descreve como, em trabalho realizado no grupo de pesquisa “Identidade, Jogo Cênico e o Objeto/Imagem” (coord. Prof. Dr. Fernando Stratico), a partir da pergunta: “o que é palavra?”, veio à tona o quanto a experiência dos sentidos contribui na construção – ou imaginação – das palavras. A experiência foi apoiada por estudos de Damásio sobre a formação do pensamento e estudos sobre Lingüística Cognitiva de Lakoff e Johnson, segundo os quais nós conceptualizamos o mundo a partir de nossa vivência corporal nele, traduzindo então essa experiência em linguagem.
A pesquisa nos levou a entender a fisicalidade do texto falado, ou a integração corpo-voz do ator, não só a partir de suas características fisiológicas e acústicas. O sentido das palavras também ganha dimensão física, corporal.

Referências

ATLAN, Henry. “Homem Sistema Aberto”. in: A Lógica da Lógica. vol. 1. Centro de Extensão e Pesquisa da FCH-FUMEC, 1983.

DAMÁSIO, António R. O Erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

HERCULANO-HOUZEL, Suzana. O Cérebro Nosso de Cada Dia: descobertas da neurociência sobre a vida cotidiana. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2002.

KRISTEVA, Julia. “A Linguagem, a Língua, a Fala, o Discurso”. in: A Lógica da Lógica. vol. 1. Centro de Extensão e Pesquisa da FCH-FUMEC, 1983.

LAKOFF, George; JOHSON, Mark. Metáforas da Vida Cotidiana. São Paulo/Campinas: Educ/ Mercado das Letras, 2002.

LE HUCHE, François; ALLALI, André. A Voz – Anatomia e fisiologia dos órgãos da fala. Porto Alegre: Artmed, 2005. vol 1.

SACKS, Oliver. Um Antropólogo em Marte – sete histórias paradoxais. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

VIEIRA, Jorge de Albuquerque. Teoria do Conhecimento e Arte – formas de conhecimento: arte e ciência; uma visão a partir da complexidade. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2006.

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena