Possíveis ligações entre a psicologia bioenergética e a arte do palhaço

  • Santiago Harris Hermida

Resumo

Proponho a investigação de aportes teórico-práticos da conjunção entre a
Psicologia Bioenergética e alguns processos metodológicos de treinamento de palhaço. Um
dos caminhos da construção ou encontro com o palhaço se fundamenta no trabalho físico
para potencializar a expressão de características corporais e subjetivas do individuo. A
Bioenergética trabalha a personalidade procurando desencadear sentimentos inconscientes
enraizados na memória corporal. Os processos criativos artísticos poderiam ser
potencializados e enriquecidos a partir da integração destes saberes e práticas que se
vislumbram como complementarias.

Referências

APARECIDA, Pantano Andréia. A personagem palhaço. São Paulo: UNESP, 2007.

BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas, SP. Editora da Unicamp. 2001.

FERRACINI, Renato. A arte de não interpretar como poesia corpórea do ator. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2001.

JARA, Jesús. El clown, un navegante de las emociones. Sevilla: PROEXDRA.

LECOQ, Jaques. El cuerpo poético: Una pedagogía de la creación teatral. Barcelona: Alba, 2003.

LOWEN, Alexander. Bioenergética. México: Diana,1977.

______. Prazer: Uma abordagem criativa da vida. 7. ed. São Paulo: Summus, 1984.

PUCCETI, Ricardo. No caminho do palhaço. In: REVISTA DO LUME. Campinhas UNICAMP, n. 7, julho 2009 (p. 119-124).

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena