Aproximações ao corpo como lugar – Considerações sobre natureza e arte nos estudos teatrais do corpo

  • Sara Mariano

Resumo

A abordagem do corpo no campo dos estudos teatrais conflui de forma bastante
hegemônica na ideia do corpo como instrumento. Tal conceituação, também dominante na
preparação para a cena e na produção teatral, convive com diversas noções surgidas do
senso comum, que entendem o corpo como receptáculo, forma, morada da alma, entre
outras. Tal situação resulta frequentemente na transferência direta de um discurso sobre o
corpo, originado no campo da ciência como estratégia para legitimar a vaga definição no
campo das artes de uma questão tão crucial no campo da cena. O presente artigo pretende
apresentar o conceito do corpo em performance como o “corpo como lugar e primeiro palco
da cena” de Davini, histórica, social e sexualmente definido.

Referências

AUGÉ, Marc. Não-Lugares – Introdução a uma Antropologia da Supermodernidade. 7ª edição – Papirus Editora, São Paulo, 2008.

DAMÁSIO, Antônio. Em busca de Spinoza – Prazer e dor na ciência dos sentidos. Editora Companhia das Letras, São Paulo, 2009.

DAVINI, Silvia Adriana. Cartografías de la Voz en el Teatro Contemporáneo. El caso de Buenos Aires a fines del siglo XX. Colección Textos y Lecturas en Ciencias Sociales, Buenos Aires, EdUNQ, 2007. ISBN 978-987-558-127-2

VIEIRA, Sulian. Do corpo como instrumento ao corpo como lugar. Artigo para Abrace, Brasília, 2009.

VÁRIOS, Autores. História do Corpo – sob a direção de Alain Corbin, Jean-Jacques Courtine, Georges Vigarello. Volume 1, 2 e 3. Editora Vozes, Rio de Janeiro, 2008.

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena