Ivan – Meyerhold - Eisenstein

  • Vanessa Teixeira de Oliveira

Resumo

No artigo “Da Hipótese de uma Dedicação Secreta”, Leonid Kozlov apresenta a ideia de
que a personagem do tzar, no filme Ivan o Terrível de Serguei Eisenstein, tenha sido inspirada, tanto psicológica quanto fisionomicamente, no ator e encenador Vsévolod Meyerhold. De fato, essa hipótese, pensada em relação com determinadas escolhas estéticas de Eisenstein no filme, sugere que Ivan o Terrível seja uma espécie de réquiem para o mestre de Eisenstein. Uma homenagem, no entanto, não destituída de crítica. Afinal, trata-se de um filme sobre o poder. Pode-se deduzir que a autoridade de Ivan está relacionada ao seu poder como ator e encenador, encantado pelo jogo, pelas máscaras e pelos travestimentos, à maneira de Meyerhold.

Referências

EISENSTEIN, S. La Non-Indifférente Nature / 1. Paris: Union Générale d’Editions, 1976.

_____. La Non-Indifférente Nature / 2. Paris: Union Générale d’Editions, 1978.

_____. Mémoires. Paris: Julliard, 1989.

IAMPOLSKI, M. “Ivan le Terrible, par delà l’individu et le type”. In: Sociétés & Représentations, nº26, 2008/2.

KOZLOV, L. “De l’hypothèse d’une dédicace secrète”. In: Cahiers du cinéma, 226-227, janeirofevereiro, 1971.

MEYERHOLD, V. E. Textos Teoricos. Madrid: Alberto Corazon Editor, 1973 (vol.2).

_____. Écrits sur le Théâtre. Collection Théâtre années vingt. Lausanne: La cité – L’âge d’homme, 1973 (tome I).

MONTAGU, I. (Edit.). Ivan the Terrible: a screenplay by Serguei M. Eisenstein. New York: Simon and Schuster, 1962.

RIPELLINO, A. M. O Truque e a Alma. São Paulo: Perspectiva, 1996.

RIPOLL-FREIXES, E. “La polémica acerca de ‘Iván el Terrible’”. In: EISENSTEIN, S. Ivan le Terrible. Barcelona: Aymá, 1967.

TAKEDA, C. L. O Cotidiano de uma Lenda: cartas do Teatro de Arte de Moscou. São Paulo: Perspectiva: FAPESP, 2003.

TSIVIAN, Y. Ivan the Terrible. London: British Film Institute, 2002.

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena