Preparação do ator através da arte marcial: um estudo de princípios

  • Ariane Guerra Barros

Resumo

Investigando algumas artes marciais a partir de seus princípios e bases, podemos traçar um paralelo com o treinamento corporal do ator contemporâneo. Partindo de concepções inerentes a estes dois campos: respiração, energia, morte e preparação do artista; podemos realizar um entrecruzamento que permita a reflexão entre as fronteiras que permeiam ambas as práticas. Acreditando que o teatro possa tomar de empréstimo técnicas de outras áreas, consideramos a arte marcial um instrumento de desenvolvimento corporal válido ao ator. No intuito de estudar aproximações entre artes marciais e treinamento do ator, utilizaremos o exemplo do judô para comparar princípios e métodos de ambas as práxis.

Referências

ASLAN, Odete. O ator no século XX. São Paulo: Perspectiva, 2003.

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BARBA, Eugenio & SAVARESE, Nicola. A Arte secreta do ator: dicionário de Antropologia Teatral. São Paulo: Hucitec UNICAMP, 1995.

GROTOWSKI, Jerzy. El Performer. Máscara. México, Ano 3, nº 11-12, , pp. 76-8, 1992-1993.

KANO, Jigoro. Energia mental e física: escritos do fundador do judô. São Paulo: Pensamento, 2008.

LEHMANN, H. T. Teatro Pós-Dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

MISHIMA, Yukio. O Hagakure: a ética dos samurais e o Japão moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.

STANISLAVSKI, Cosntantin. A preparação do ator. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

SUGAI, Vera Lucia. O caminho do guerreiro Volume I. São Paulo, SP: Editora Gente, 2000.

______. O Caminho do Guerreiro Volume II. São Paulo: Editora Gente, 2000.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas