Percepções e experiências na Escola Técnica de Artes ETA/ UFAL

  • Carla Medianeira Antonello

Resumo

O trabalho relata a experiência e percepções da Escola Técnica de Artes – ETA da Universidade Federal de Alagoas -UFAL.  Atuando nesta instituição desde 2010 na disciplina de direção, analiso o processo da montagem da peça “Perdoa-me por me Traíres” de Nelson Rodrigues, realizado com os discentes do último módulo do curso profissionalizante de Ator-Atriz. O procedimento metodológico partiu de improvisações que geraram rejeição por uma parte dos discentes, impedindo a fluidez inerente à pesquisa cênica fundamentais em processos de criação. Contraponho o método tradicional, baseado em ensaios de mesa, com o trabalho a partir da “análise ativa” de Stanislávski que situa o ator como um criador junto do autor e do diretor.

Referências

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Max Limonad, 1984, p. 16.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

D'AGOSTINI, Nair. O método da análise ativa de K.Stanislávski como base para a leitura do texto e da criação do espetáculo pelo diretor e ator. Tese de Doutorado PPLCR/USP – São Paulo, 2007 p.22.

RODRIGUES, Nelson. Teatro completo de Nélson Rodrigues / organização e introdução de Sábato Magaldi. Tragédias cariocas I. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas