A arquitetura do simbólico: do ‘Teatro Total’ às tecnologias digitais

  • Carlos Eduardo Ribeiro Silveira

Resumo

Este projeto pretende contemplar uma melhor compreensão da linguagem acerca do espaço
cênico, das performances e das edificações voltadas para o teatro através dos processos de
concepção do espaço no qual ocorrem as relações cena/público ou prática cênica. A
linguagem da encenação teatral contemporânea é extremamente diversificada e complexa,
onde não há como negar a presença das tecnologias digitais e dos espaços virtuais. Desta
forma, dois estudos de caso serão pontuados: o Totaltheater (Walter Gropius), e a Sticky
and Sweet Tour, da artista Madonna, aproximando esses espaços distintos, mas que
cumprem papéis iconográficos semelhantes, cada qual ao seu tempo, e traçar paralelos
sobre as espacialidades em ambos, partindo desde a área da arquitetura, da história dos
espetáculos, da construção dos espaços cenográficos, até chegar às novas mídias digitais.
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas