Algumas anotações: ação, real, ficcional

  • Daniel Furtado Simões da Silva

Resumo

Partindo dos conceitos estabelecidos por Lehmann, Josette Féral e Richard
Schechner, quero discutir alguns aspectos das diferenças entre a ação realizada pelo ator
no chamado Teatro Dramático e no Teatro Performativo, notadamente a questão do real e
do ficcional em cena.

Referências

BONFITTO, Matteo. O ator pós-dramático: Um catalisador de aporias?. In: GUINSBURG, J. e FERNANDES, S. (orgs). O Pós-dramático. p. 87-100. São Paulo: Perspectiva, 2009

BRECHT, Bertold. Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

FABIÃO, Eleonora. Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. In: Sala Preta, Revista de Artes Cênicas, nº 8, p. 235 a 246. São Paulo: Departamento de Artes Cênicas, ECA/USP, 2008.

FÉRAL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. In: Sala Preta, Revista de Artes Cênicas, nº 8, p. 191 a 210. São Paulo: Departamento de Artes Cênicas, ECA/USP, 2008.

GOLDBERG, RoseLee. A arte da performance: do futurismo ao presente. Martins Fontes: São Paulo, 2006.

LEHMANN, Hans-Thies. O teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

ORTEGA Y GASSET, José. A idéia do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2007.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.

SCHECHNER, Richard. O que é performance. In: LIGIERO, Zeca (org.). O Percevejo. Revista de Teatro, Crítica e Estética. Ano II, nº 12. Rio de Janeiro: NEPPA/Unirio, 2003.

_____. Performance Theory. Routledge: Londres e Nova York, 1988.

UBERSFELD, Anne. Ler o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas