Matização de Personagens

  • Débora Zamarioli

Resumo

Este artigo reflete sobre propostas de se pensar e praticar a construção de
personagens. Apontamos processos de formação em atuação que priorizam o jogo, o
improvável e o risco na elaboração de procedimentos metodológicos e suas possíveis
implicações no conceito de personagem. Deste modo, sinalizamos a abordagem do prof.
Dr. Armando Sérgio da Silva, que tenta estabelecer princípios ancorados na tradição
teatral, ao mesmo tempo em que, cria espaços vazios para o jogo e para a descoberta
pessoal. De forma análoga, o prof. Dr. Matteo Bonfitto, potencializa o inconstante e a
abertura perceptiva mediante fricções de objetos. Mediante a esses processos e nossa
tentativa de refletir sobre suas implicações na criação de personagens, nossa atenção
estará focalizada nos conceitos de material e treinamento desenvolvidos pelos
pesquisadores.

Referências

BARBA, Eugenio e SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator: Dicionário de Antropologia Teatral. Trad. Luis Otavio Burnier (spervisão), Carlos Roberto Simioni, Ricardo Puccetti, Hitoshi Nomura, Márcia Strazzacappa, Waleska Silverberg. Campinas: Editora Hucitec e Editora da Unicamp, 1995.

BONFITTO, Matteo. O ator-compositor: as ações físicas como eixo: de Stanislávski a Barba. São Paulo: Perspectiva, 2002.

______. A cinética do invisível: processos de atuação no teatro de Peter Brook. São Paulo: Perspectiva, 2009.

COHEN, Bonnie Bainbridge. The experiential anatomy of body-mind centering. Northampton: Contact Editions, 2008.

COHEN, Renato. Work in Progress na Cena Contemporânea: Criação, Encenação e Recepção. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1998.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Trad. Jacó Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 2003.

SILVA, Armando Sérgio. Cepeca: uma oficina de pesquisatores. São Paulo: Associação amigos da praça, 2010.

STANISLAVSKI, Constantin. A construção da personagem. Trad. Pontes de Paula Lima. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1976.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas