Criação, formação e transmissão: procedimentos artísticos/pedagógicos desenvolvidos no Théâtre du Soleil

  • Eduardo Vaccari

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo investigar os procedimentos artísticos/pedagógicos
desenvolvidos no Théâtre du Soleil durante os processos de criação de seus espetáculos,
para refletir sobre: o duplo papel da companhia (laboratório de pesquisas e escola); o lugar
do encenador como condutor de um processo de aprendizagem; e a autoria partilhada. A
percepção da existência de três eixos fundamentais que sustentam o trabalho da companhia – criação, formação e transmissão – serve como base para o desenvolvimento desta reflexão. Apesar da necessidade de isolamento destes eixos para melhor compreendê-los, não há possibilidade de pensá-los isoladamente no contexto do grupo. Afinal, é a partir da relação imbricada estabelecida entre eles que o Soleil se constrói e desenvolve seu percurso artístico.

Referências

BANU, Georges. De l’aprentissage à l’aprentissage. Alternatives Théâtrales, n°70-71, décembre 2001.

_____. Les Répétitions: de Stanislavski a aujourd’hui. Paris: Actes Sud, 2005.

FÉRAL, Josette. Dresser un monument à l’ephémère: rencontres avec Ariane Mnouchkine. Paris: Éditions Theatrales, 1995.

PASCAUD, Fabienne. L’art du present. Paris: Plon, 2005.

PICON-VALLIN, Béatrice. Ariane Mnouchkine: Mettre em scène. Paris: Actes Sud, 2009.

VANNUCCI, Duccio Bellugi; SABIDO, Sergio Canto; CHEVALIER, Philippe. Un Soleil à Kaboul. Bel Air Media, Thèâtre du Soleil, Bell Canto Laï. DVD, cor., 75 min., 2007.

VILPOUX, Catherine. Ariane Mnouchkine: l’aventure du Théâtre du Soleil. Agat Films& Cie, ARTE France, Le Théâtre du Soleil, INA, Bel Air Media. DVD, cor., 75 min., 2009.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas