A Formação no Processo de Criação de Lourdes Bastos
Resumo
O artigo aborda a influência da formação da mestra e coreógrafa carioca LourdesBastos no seu processo de criação coreográfica. Lourdes Bastos, atualmente com 82 anos e
residindo nos EUA, foi, por mais de 30 anos, professora de dança moderna da Escola de
Danças Maria Olenewa da Fundação TMRJ. Tendo coreografado para o Corpo de Baile do
TMRJ, desenvolveu, principalmente, sua atividade criadora em sua companhia na década
de 80. Lourdes Bastos teve sua formação com Helenita Sá Earp e principalmente com
Martha Graham e José Limón, mas verificamos que o convívio com importantes artistas
plásticos nacionais e internacionais, quando trabalhou no MAM do Rio de Janeiro, teve uma
influência decisiva no seu processo de criação coreográfica.
Referências
BOURCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
BURKE, Peter (org.) A Escrita da História: novas perspectivas. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: Editora UNESP 1992.
BURKE, Peter. O que é História Cultural?. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.
CAMINADA, Eliana. História da Dança- Evolução Cultural. Rio de Janeiro: Sprint, 1999.
CARDINAL, Roger. O Expressionismo. Rio de janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988.
CERTEAU, Michel De. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
EARP, Helenita de Sá. As atividades Rítmicas educacionais segundo nossa orientação na ENEFD. Rio de Janeiro: Papel Virtual, 2000. [Publicação de tese apresentada em 1949 ao Concurso para Livre docência da Cadeira de Ginástica Rítmica da Escola Nacional de
Educação Física e Desportos da Universidade do Brasil].
FARO, Antonio José. Pequena história da dança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986.
GARAUDY, Roger. Dançar a vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
GRAHAM, Martha. Memória de Sangue. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar. São Paulo: Record, 1999.
GUALTER, Kátia. I Coletânea de Artigos do Departamento de Arte Corporal. Papel Virtual: Rio de Janeiro, 2000.
LEWIS, Daniel. The Illustrated dance technique of José Limón. New York: Harper& Row, Publishers, 1984.
MARTIN, John. The Modern dance. New York: Dance Horizons Incorporated, 1965.
MOTTA, Maria Alice Monteiro. Teoria Fundamentos da Dança: uma abordagem Epistemológica à Luz da Teoria das Estranhezas. Dissertação de Mestrado UFF Niterói 2006.
NAVAS, Cássia e Dias, Lineu. Dança Moderna. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 1992.
OSTROWER, Fayga. A Sensibilidade do Intelecto – Visões Paralelas de Espaço e Tempo na Arte e na Ciência. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
______. Universos da Arte. 13 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1983.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1996.
______. A Análise do Espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 1996.
PORTINARI, Maribel. História da dança. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.
SILVA Júnior, Paulo Melgaço da. Setenta e cinco anos: a história que fez estórias [Escola Estadual de Dança Maria Olenewa]. Rio de Janeiro: Ed. do autor, 2002.
SUCENA, Eduardo. A Dança Teatral no Brasil. Rio de Janeiro: Ministério da Cultura - Fundação Nacional de Artes Cenicas, 1989.