Processo de criação dos alunos do Curso de Pós-graduação Lato Sensu Especialização em Teatro Musicado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro –UNIRIO

  • Enamar Ramos

Resumo

A comunicação é o relato de como as aulas da disciplina Técnicas Integradas I e II
e a montagem final do Curso de Pós-graduação Lato Sensu Especialização em Teatro
Musicado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro transformaram-se num
laboratório de pesquisa e criação cênica. O trabalho enfatiza uma proposta corporal-vocal
construída com base no conhecimento corporal e na expressividade do corpo na dança e no
canto visando uma integração entre canto/dança/atuação. A coreografia resultante do jogo
corporal aliado à música, vinculados à intenção dramática deram o caráter criador ao
trabalho apresentado. As ações foram ligadas sempre a uma prática do dançar/cantar/atuar, sem perder de vista a exploração do ambiente e a ocupação do espaço de acordo com a finalidade da ação cênica.

Referências

ALEXANDER, Gerda. Eutonia: um caminho para a percepção corporal. São Paulo:Martins Fontes, 1983.

BROWN, Oren L. Discover your voice. How to develop healthy voice habits. London:Singular Publishing Group, Inc., 1996.

CHENG, Stephen Chun-Tao. O tao da voz. Trad. Ana Cristina Nyström. Rio de Janeiro:Rocco., 1999.

DASCAL, Miriam. Eutonia: o saber do corpo. SP: SENAC São Paulo, 2008.

FELDENKRAIS, Moshe. Consciência pelo Movimento. SP: Summus, 1977.

______. Vida e Movimento. SP: Summus, 1988.

GROTOWSKI, Jersy. Em busca de um teatro pobre. 3ª ed. Tradução de Aldomar Conrado. RJ: Civilização Brasileira, 1987.

FRANCA, Ana Beviláqua Penna. Apoteoses corporais a presença do corpo na cena revisteira na década de 20. Dissertação de Mestrado, PPGT – UNIRIO , 2001.

PAIVA, Salvyano Cavalcanti de. Viva o rebolado. Rio de Janeiro:Nova fronteira,1991.

PILATES, Joseph H. & MILLER, William J. Return to life throught contrology e Your Health. USA: Presentation Dynamics, [2007].

RABETTI, Beti. Teatro e comicidade 2: modos de produção do teatro ligeiro carioca. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007.

RAMOS, Enamar. Angel Vianna: a pedagoga do corpo. SP: Summus, 2007.

RAMOS, Enamar; RUBIM, Mirna. Projeto do curso de pós graduação Lato Sensu Especialização em Teatro Musicado aprovado pelo CONSEP/UNIRIO em 02/07/2009.

SALDANHA, Suzana (organização). Angel Vianna: sistema, método ou técnica. RJ: FUNARTE, 2009.

SHAWN, Ted. Every little movement. A book about François Delsarte. Jacob`s Pillow (USA): Dance Horizons, Inc., 1974.

SULLIVAN, Jan. The phenomena of the Belt/pop voice. 3ª ed. USA: Logos Ltd., 1996.

VENEZIANO, Neyde. O Teatro de Revista no Brasil: Dramaturgia e Convenções. Campinas, SP: Pontes, UNICAMP, 1991.

O PERCEVEJO. O teatro de revista no Brasil. Ano 12, Nº 13. Departamento de Teoria do Teatro, Programa de Pós Graduação em Teatro, UNIRIO, 2004

Entrevistas realizadas:

Doriana Mendes – cantora, Mestre em Música – PPGM UNIRIO

Anabel Alheinaz – atriz, cantora

Antonio de Bonis – diretor de teatro

João Fonseca – diretor de teatro

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas