Voz, música e cena teatral: o trabalho de Francesca Della Monica

  • Ernani de Castro Maletta

Resumo

Apresentação do trabalho da artista e professora italiana Francesca Della Monica,
reconhecida pela singularidade de sua atuação na formação e criação cênicas, em especial
quanto à vocalidade e musicalidade do ator. Destacam-se alguns princípios fundamentais de
sua proposta, que se refere à preservação da identidade da voz, ao seu potencial de ocupar
o espaço em que se insere e de, efetivamente, atuar como instrumento de comunicação
com o outro. Esse estudo integra o Pós-Doutorado que atualmente desenvolvo na Itália, sob a supervisão de Marco De Marinis (Universidade de Bologna), representando um
desdobramento da minha tese e de uma pesquisa que se dedica à construção de uma
estratégia polifônica para o ensino dos princípios musicais, voltada para o ator e com ênfase
na criação vocal.

Referências

NANNI, Andrea. Tra musica e memoria, il lavoro dell’attore – conversazione con Federico Tiezzi. In: Il laboratorio di Prato: diretto da Federico Tiezzi, a cura di Andrea Nanni.Titivillus Mostre Editoria: Corazzano (Pisa), 2010.

SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Ed. UNESP, 1991.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas