O ator-autor – a questão da autoria nas formas teatrais contemporâneas

  • Fernanda Coutinho Bond

Resumo

Este trabalho visa a analisar a questão da autoria nas formas teatrais
contemporâneas e identificar o lugar do ator nesta nova partilha. O autor não mais visto como um indivíduo, mas como uma função diluída entre os diferentes elementos da cena.
Aproximando as categorias de autoria e atuação e se inspirando no redimensionamento da
“função-autor”, desenvolveremos a noção de “ator-autor”: sujeito em processo, que não
possui uma realidade substancial, nem na vida pessoal- indivíduo - nem na vida ficcionalpersonagem. Tal perspectiva será desenvolvida através da exposição de uma experiência concreta, o trabalho de criação realizado por Christiane Jatahy. Analisando as técnicas utilizadas pela diretora na construção da dramaturgia, focaremos principalmente a questão do ator como autor e criador da cena.

Referências

AGAMBEM, Giorgio, Profanações. Tradução de Luísa Feijó. Lisboa: Cotovia, 2006; Tradução de Selvino Assmann. São Paulo, Boitempo, 2007

_____. Che cos'è il contemporaneo?, Nottetempo, 2008

DELEUZE, Gilles, PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo : Escuta, 1997.

FOUCAULT, Michel. O que é um autor? In: Ditos e escritos. 2, Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

LEHMANN, Hans-Thies, Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosacnaify, 2007

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas