No rastro do ator pós-dramático

  • Fernando Mesquita de Faria

Resumo

O objeto deste estudo é refletir sobre alguns caminhos de composição do ator pósdramático
partindo da investigação da dramaturgia de Samuel Beckett. Sendo assim,
propomos um mergulho no íntimo de seus personagens, a fim de levantar suas principais
características e estabelecer relações com o ator contemporâneo. Várias teorias já foram
elaboradas no campo da interpretação teatral e treinamento para atores, numa trajetória que vem caminhando a passos largos desde o século XVIII. No caso de Beckett nenhuma
proposta teórica foi aludida a esse respeito, entretanto, a peculiaridade de sua obra apresenta características que permitem a seus intérpretes atuarem como criadores de seus
personagens e não apenas como suas personificações ou representações. A estrutura elíptica das suas peças e o caráter narrativo e desumanizado de seus personagens levam seus intérpretes a desenvolverem um trabalho centrado no domínio corporal e na percepção
musical, aproximando-os de uma perspectiva pós-dramática.

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Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas