Duas Performances, Um Foco: A Iluminação como agente propositivo em Caught e God exists the mother is present but they no longer care

  • Flaviana Xavier Antunes Sampaio

Resumo

Este estudo propõe a análise de duas obras de Dança sob a perspectiva da
Iluminação como agente propositivo da cena. Nesta concepção, apresentamos a idéia de
elemento cênico oposta ao entendimento de agente propositivo, à qual demos uma
nomenclatura mais eficiente ao tratar da função da Iluminação em cena. Tal conceito norteia o projeto de pesquisa de mestrado intitulado “A Dança na Luz ou a Luz na Dança: A
Iluminação como agente propositivo da construção e configuração de obras de Dança” que
resultará em dissertação e que, agora, é revelado como estratégia de divulgar parte dos
estudos alcançados até este momento. Como aporte teórico, apresentamos Rosenthal
(1972), Vieira (2000), Pimentel (2008) e Simões (2008).

Referências

PIMENTEL, Ludmila. El cuerpo híbrido en la danza: transformaciones en el lenguaje coreográfico a partir de las tecnologías digitales. Análisis teórico y propuestas experimentales. (Tesis doctoral). Valencia: Universidad Politécnica de Valencia, 2008.

In:http://dspace.upv.es/manakin/handle/10251/3838

ROSENTHAL, Jean and Wertenbaker, Lael. The Magic of Light. Boston: Little Brown and Company, 1972.

SIMÕES, Cibele. À luz da linguagem: A iluminação cênica: de instrumento da visibilidade à Scriptura do visível (Primeiro recorte: do Fogo à Revolução Teatral). USP: São Paulo, 2008.

VIEIRA, Jorge. Organização e Sistemas. Porto Alegre: UFRGS, 2000. p.11-24.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas