Da Negação do Amor

  • Hebe Alves

Resumo

Apresento o estudo realizado da dramaturgia de Nelson Rodrigues através da
montagem de Dorotéia, fruto de Iniciação Científica (PIBIC), no qual a pesquisa artística
esteve todo o tempo interligada à pesquisa acadêmica. Descrevo o processo de encenação
e a articulação dos princípios e procedimentos para chegar a um resultado cênico no qual a
ação corporal das atrizes, bem como sua relação com o espaço dramático, permitiram a
construção de uma grafia cênica revelando, através de deslocamentos espaciais e ação
vocal, a gama de conflitos que tece a teia da trama. O elenco jovem assumiu a coresponsabilidade da elaboração de uma estrutura de produção, sólida o suficiente para
garantir uma temporada de repercussão no meio teatral baiano.

Referências

PEREIRA, Victor Hugo Adler. A Musa Carrancuda. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1988.

BROOK, Peter. Ponto de mudança: quarenta anos de experiências teatrais: 1946-1987. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1944.

CHEKHOV, Michael. Para o Ator. São Paulo: Martins Fontes, 1986.

GROTOWSKI, Jerzy. Em Busca de um Teatro Pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.

HUGO, Victor. Do Grotesco e do Sublime. São Paulo: Perspectiva, 2002.

KELEMAN, Stanley. Anatomia Emocional. São Paulo: Summus, 1992.

MAGALDI, Sábato. Nelson Rodrigues: Dramaturgias e Encenações. São Paulo: Perspectiva, 1992.

MAGALDI, Sábato. Teatro da Obsessão: Nelson Rodrigues. São Paulo: Global, 2004.

MENDES, Cleise F. As Estratégias do Drama. Salvador: EDUFBA, 1995.

RODRIGUES, Nelson. Teatro completo. Organização e Introdução de Sábato Magaldi. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1985.

STANISLAVSKI, Constantin. Manual do Ator. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas