Monólogo: Como Alternativa ao Contexto Cultural

  • Jaqueline Valdívia Pereira

Resumo

Nos dias de hoje, o monólogo tem status de relevância fundamental no cenário da
produção artística e seu caráter interdisciplinar e pluriforme levanta questões de profundo
interesse de análise. Para tanto, faz-se importante compreender que a perspectiva da
construção de monólogo tem estado vinculada à possibilidade de refletir sobre seus
princípios provocadores, com a finalidade de discutir as relações dadas entre teoria e
prática. Dada uma clara transformação das produções culturais em virtude do perfil dos
projetos, somadas às dificuldades próprias da contemporaneidade. Assim sendo, o
desempenho do monólogo no teatro tem modificado o sentido do fazer teatral, desde a
escolha de esquemas de produção de baixos custos, bem como, novos procedimentos de
organização e trabalho em grupo.

Referências

CARREIRA, A; OLIVEIRA, V. Reflexões sobre a Idéia de Teatro de Grupo. Rio de Janeiro, Anais do IV Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2003.

IP, N. Espetáculo Solo, Fragmentação da Noção de Grupo e a Contemporaneidade. Florianópolis-SC, UDESC, 2005.

HELIODORA, B. O Teatro Explicado aos meus Filhos. São Paulo, Editora Agir, 2008.

LEHMANN, H. Teatro Pós-Dramático e Teatro Político. São Paulo, Revista de Artes Cênicas, nº 3, 2003.

_____. Teatro Pós-Dramático. São Paulo, Cosac Naify, 2007.

MARINIS, M. En Busca Del Actor y Del Espectador. Buenos Aires-Argentina, Galerna, 2005.

_____. Compreender El Teatro – Lineamientos de uma Nueva Teatrologia. Buenos Aires-Argentina, Galerna, 2002.

PAVIS, P. Dicionário de Teatro. São Paulo, Perspectiva, 2003.

PEREIRA, J. Uma Noção de Ator – Teatro Essencial de Denise Stoklos. Florianópolis-SC, UDESC, 2007.

RYENGAERT, J. Introdução à Análise do Teatro. São Paulo, Martins fontes, 1996.

WERNECK, M. Monólogos Brasileiros: Poéticas da Primeira Pessoa e Espacialidades. Rio de Janeiro, Anais do IV Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas-ABRACE, 2006.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas