A sensibilização do músico para o gesto cênico: uma experiência corporal no Projeto Pau e Lata
Resumo
Trazendo considerações da cena contemporânea e da formação em Artes Cênicaspara o contexto do Projeto de percussão Pau e Lata (PROEX/EMUFRN), a pesquisa em
questão objetiva investigar a sensibilização do corpo do músico para o gesto cênico, bem
como organizar apontamentos para a realização de um trabalho de criação cênica para
percussionistas. Percebe-se o espetáculo musical não apenas como um som para ser
ouvido, mas composto também de corpos que necessitam de uma formação para a cena. A
pesquisa considera a experiência dos componentes do grupo Pau e Lata a partir do trabalho
de preparação corporal e criação cênica do espetáculo Sinfeiria, com base na Antropologia
Teatral. Os registros são realizados através de entrevistas, diários de campo, fotografias e
vídeos.
Referências
BARBA, Eugenio. A Canoa de Papel: Tratado de Antropologia Teatral. 2ª edição: São Paulo: Hucitec, 2009.
BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do ator. Tradução Luís Otávio Burnier. Campinas: Editora da Unicamp, 1995.
BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica a representação. Campinas: Editora da Unicamp, 2001.
FERRACINI, Renato. A arte de não-interpretar como poesia corpórea do ator. Campinas: Editora da Unicamp, Imprensa Oficial do Estado S.A. – IMESP, 2001.
ICLE, Gilberto. Teatro e Construção de conhecimento. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2002.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro Pós-Dramático. Tradução Pedro Susseckind. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
______ O Olho e o Espírito. Trad. Paulo Neves e Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
NÓBREGA, Terezinha Petrúcia da. Corporeidade e Educação Física: do corpo-objeto ao corpo-sujeito. 2ª edição: Natal: EDUFRN, 2005.
PORPINO, Karenine de Oliveira. Dança é Educação: Interfaces entre Corporeidade e Estética. Natal: EDUFRN, 2006.