Sonho de uma noite de verão: um exercício de (trans)criação

  • Marcial de Asevedo

Resumo

O presente projeto de pesquisa em artes tem como objetivo central o mapeamento e a análise do processo criativo desenvolvido por mim com a montagem da peça Sonho de uma noite de verão a partir de conceitos e teorias advindos das teatralidades contemporâneas. Nesse sentido, dois princípios são essencialmente trabalhados nesse início de criação: a abordagem corporal do texto dramatúrgico e a hibridez de linguagens. A corporeidade dos atores desenvolvida a partir do pensamento labaniano sobre espaço e tempo, conduzindo a uma tradução física da poética shakespereana, e estando a serviço de linguagens diversas tais como o teatro físico, a commedia dell’arte, o butô, e até de estratégias de interpretações realista e distanciada. Refletindo sobre as possibilidades expressivas de poética, encenação e criatividade.

Referências

CAMPBELL, Joseph. O Poder do Mito / Joseph Campbell, com Bill Moyers; org. por Betty Sue Flowers; tradução de Carlos Felipe Moisés. – São Paulo: Palas Atenas, 1990. 250 p.

COHEN, Renato. Performance como linguagem: criação de um tempo-espaço de experimentação – Ed. Perspectiva – EDUSP, 1989. 184 p.

FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema Laba/bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. 2 ed. São Paulo: Annablume, 2006. 302 p.

FERNANDES, Silvia. Teatralidades contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2010. 288 p.

CARVALHO GALIZIA, L. R. Os processos criativos de Robert Wilson. São Paulo: Perspectiva, 1986. 248 p.

GLUSBERG, Jorge. A Arte da Performance. São Paulo: Ed. Perspectiva, EDUSP, 1989. 154 p.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Tradução Pedro Sussekind. São Paulo: Ed. CocasNaify, 2007. 440 p.

MILLER, Jussara. A escuta do corpo. São Paulo: Summus Editorial, 2007. 126 p.

SALLES, Cecília Almeida. Gesto Inacabado: processo de criação artística – São Paulo, FAPESP: Annablume, 1998. 168 p.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas