Música popular e teatro dialético: cantar o texto e dizer a canção

  • Maurilio Andrade Rocha

Resumo

Na presente comunicação apresentamos nossa pesquisa teórica e prática que
envolve, desde 2005, o uso cênico da canção popular enquanto música-gestus dentro dos
processos criativos da Cia Teatral ZAP 18. Discutimos nossas experiências com a
adaptação de Mãe Coragem e Seus Filhos, fundamentalmente marcada pelo uso de várias
vertentes da canção popular brasileira e apresentamos nosso uso da canção como material
cênico em si - onde sua letra passa a ser texto a ser dito - a partir da criação musical, de
estudos sobre recepção e do trabalho de treinamento de atores para a interpretação de
canções na cena enquanto texto teatral.

Referências

BRECHT, B. Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

ROCHA, Maurilio Andrade. Música popular e violência urbana em Essa Noite Mãe Coragem. Sala Preta. v. 9, p. 393-397, 2009.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas