A imaginação no método das ações físicas de K. Stanislávski

  • Michele Almeida Zaltron

Resumo

O presente estudo trata-se de uma reflexão sobre o uso da imaginação através do método
das ações físicas de K. Stanislávski. Ao enfocar o processo de concretização da imaginação
no corpo do ator, observou-se que este elemento influencia a qualidade artística da
realização da ação, o que leva a considerá-lo como um dos impulsos primordiais para o
alcance da integralidade psicofísica no trabalho do ator.

Referências

DAGOSTINI, Nair. “O Método de Análise Ativa de K. Stanslávski como base para a leitura do texto e da criação do espetáculo pelo diretor e ator.” - Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, FFLCH, São Paulo, 2007.

KNÉBEL, Maria Ósipovna. El último Stanislávski. Madrid: Editorial Fundamentos, 1996.

RUGGIERO, Angel. Acerca del discurso stanislavskiano. In REVISTA MÁSCARA. Stanislávski, Ese Desconocido. Ano 3, nº 15. México, D.F.: 1993.

STANISLÁVSKI, Konstantin. El trabajo del actor sobre si mismo en el proceso criador de las vivencias. Buenos Aires: Quetzal, 1980.

___. El Método de acciones físicas. In JIMENEZ, Sergio. (org.) El Evangelio de Stanislávski según sus apostoles, los apócrifos, la la reforma, los falsos profetas y Judas Iscariote. México: Gaceta, 1990.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas