Improvisação e relação ator-espectador

  • Mônica Mello

Resumo

A investigação acerca dos princípios que alicerçam o trabalho de ator é uma constante, justamente por que é a partir do conhecimento desses que o ator tem autonomia para transformar seu fazer artístico de maneira consciente e reflexiva. A pesquisa a que se refere o presente artigo, busca identificar os princípios que regem o trabalho de ator e entende que estes podem ser desenvolvidos por meio da improvisação. A noção de improvisação aqui pensada, não somente a considera como um desses princípios, como também a vislumbra como meio de treinamento para que o ator possa fortalecer esses seus alicerces de modo geral. Dentre estes princípios destaca-se a relação ator/espectador que tem no espaço da improvisação realizada publicamente uma excelente oportunidade para ser aprimorada.

Referências

BOGART, Anne e LANDAU, Tina. The Viewpoints Book: a practical guide to Viewpoints and Composition. New York: Theatre Communications Group, 2005.

FERRATERMORA, José. Dicionário de Filosofia. Tomo III. São Paulo: Edições Loyola, 2001.

JOHNSTONE, Keith. Impro: improvisation and the theater. London: Methuen Drama, 1995.

______. Impro for Storytellers. New York: Routledge, 1999.

MUNIZ, Mariana de Lima. La Improvisiación como Espectáculo: Principales Experiencias y técnicas aplicadas a la formación del actor-improvisador. 2004. 349 f. Tese (Doutorado em Filologia) – Departamento de Filología, Facultad de Filosofia y Letras, Universidad de Alcalá, Madrid.

GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Tradução: Aldomar Conrado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas