O trabalho de Angel Vianna na preparação corporal de atores

  • Paulo Luiz de Aguiar Trajano

Resumo

Minha pesquisa tem como objeto de estudo a preparação corporal de atores,
baseada no trabalho criado pela bailarina Angel Vianna, denominado Consciência pelo
Movimento e Jogos Corporais. Meu objetivo é investigar princípios e procedimentos, cujas
especificidades fazem do trabalho dessa artista-pesquisadora uma metodologia consistente
e original. Dividirei meu estudo, analisando a preparação corporal em três espetáculos
diferentes: 1º) O Retrato, de Nicolai Gógol (onde trabalharei como ator, e Angel Vianna fará
a preparação corporal); 2º) Duas versões de Gota d’água, de Paulo Pontes e Chico Buarque
(montagens nas quais exerci a função de preparador corporal). Nesta pesquisa, pretendo
utilizar princípios elaborados por Edgar Morin, e referenciais advindos do pensamento de
Decroux e Laban.

Referências

AZEVEDO, Sonia Machado. O Papel do Corpo no Corpo do Ator. São Paulo: Perspectiva, 2002.

FREIRE, Ana Vitória. Angel Vianna: uma Biografia da Dança Contemporânea. Rio de Janeiro: Dublin, 2005.

LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Philosophy in the Flesh. New York: Basic Books, 1999.

MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005.

_____. Os Sete Saberes Necessários a Educação do Futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, Distrito Federal: UNESCO, 2002.

PEZIN, Patrick (org). Bruler lês Planches, Crever l’écran. Saint-Jean-de-Védas: L’Entretemps editions, 2001.

VIEIRA, Jorge. O Método Angel Vianna é a Ontologia Sistêmica. In: SALDANHA, Suzana (org). Angel Vianna: Sistema, Método ou Técnica? Rio de Janeiro: FUNARTE, 2009. p.33/35.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas