Conceituar a experiência: expressividade de corpos sensíveis

  • Renata Bittencourt Meira

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o processo de criação de estratégias para a
formação corporal do artista cênico. O campo de investigação são as disciplinas de
consciência e expressão corporal, ministradas há dez anos e em constante recriação.
Algumas certezas e muitos questionamentos conduzem a prática acumulada a cada
semestre. As leituras acerca do método Klauss Vianna, da análise de movimento de Laban
e do Dicionário de Antropologia Teatral têm possibilitado a socialização dos processos
individuais e a condução da criação de movimentos expressivos. Nessas leituras
encontramos delicadas diferenças, ricas nuances e fortes coincidências que atendem às
necessidades da complexidade de processos formativos coletivos que objetivam o
desenvolvimento da expressividade de corpos sensíveis.

Referências

BARBA, Eugênio e SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator. Campinas: Editora da UNICAMP, 1995.

BURNIER, Luís Otávio. A Arte de Ator: da Técnica à Representação. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 2001.

Cadernos do JIPE-CIT: Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade/ Universidade Federal da Bahia. Escola de Teatro, Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas. Escola de Dança – nº 1 Estudos do Corpo – Salvador: UFBA/PPGAC, 1998.

LOBO, Lenora e NAVAS, Cássia. Teatro do Movimento: um método para o intérprete criador. Brasília: LGE Editora, 2003.

_____. Arte da Composição: teatro do movimento. Brasília: LGE Editora, 2008.

MILLER, Jussara. A escuta do corpo: abordagem da sistematização da técnica Klauss Vianna. Campinas: UNICAMP, 2005. Dissertação de Mestrado.

MIRANDA, Regina. O Movimento Expressivo. Rio de Janeiro: Funarte, 1979.

RENGEL, Lenira. Dicionário Laban. São Paulo: Annablume, 2003.

Revista Brasileira de Educação Jan/Fev/Mar/Abr 2002 Nº 19. LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução de João Wanderley Geraldi.

Disponível em < http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE19/RBDE19_04_JORGE_LARROSA_BONDIA.pdf> Acesso em 17 de outubro de 2010.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas