O fenômeno pós-dramático one-man show brasileiro
Resumo
A orientação desse estudo se dá no sentido de apontar os primeiros passos napesquisa sobre o One-man Show e sua inserção na cena brasileira na última década.
Assim, apresentam-se como objetos a serem estudados: o artista que centraliza
conhecimentos e se relaciona com todos os elementos constitutivos da cena; o texto, de
estrutura mais épica que dramática; e o espectador de quem se espera criticidade e
participação. Tal pesquisa faz-se necessária para se compreender, não somente o
fenômeno, mas também algumas características do teatro pós-dramático brasileiro.
Referências
ASLAN, Odette. O ator no século XX: evolução da técnica, problema da ética. Tradução de Rachel Araújo de Baptista Fuser, Fausto Fuser e J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2007. Estudos; 119/ dirigida por J. Guinsburg.
BARBA, Eugênio; SAVARESE, Nicola. Arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral. Tradução de Luís O. Burnier et al. São Paulo: Hucitec; Campinas: Editora da Unicamp, 1995.
BROOK, Peter. A porta aberta: reflexões sobre a interpretação e o teatro. Tradução de Antônio Mercado. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
DIP, Nerina Raquel. Espetáculo solo, fragmentação da noção de grupo e a
contemporaneidade. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Teatro - Mestrado). Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, 2005.
GIRAULT, Alain. Théâtre/Public n. 5-6, junho de 1975. In: PAVIS, P. Dicionário de teatro. Tradução de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 1999.
GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Tradução de Aldomar Conrado. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.
HARRIS. Paul. Going It Alone Writing, Performing, and Marketing Your Own One-Person Show. [S.l]: BackStage, 2000. Disponível em:
<http://www.allbusiness.com/services/amusement-recreation-services/4596949-1.html >. Acesso em 07/11/09.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Tradução de Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
MINOIS, Georges. História do riso e do escárnio. Tradução de Maria Elena O. Ortiz Assumpção. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Tradução para a língua portuguesa sob a dierção de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 1999.
ROSENFELD, Anatol. Prismas do teatro. Organizadores: J. Guinsburg e Abílio Tavares. São Paulo: Perspectiva, 2008. Coleção Debates; 256/ dirigida por J. Guinsburg.
SPEARS, Richard A. One-man show. In: Dictionary of american slang and colloquial expressions. 3ª ed. United States of America: McGraw Hill, 2000. p. 292.